O Dia Nacional dos Direitos Humanos é um feriado comemorado em 12 de agosto no Brasil e é destinado a lembrar à sociedade a importância da garantia e defesa dos direitos humanos por meio da Promoção, Proteção e Fomento à Cultura de Direitos Humanos.
A data foi escolhida para marcar a celebração nacional em homenagem à Organização das Nações Unidas.
Em 1948, ela aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que foi assinada e ratificada pelo Brasil no mesmo ano.
A Declaração Universal foi desenvolvida de forma a refletir o consenso motivado pela Segunda Guerra Mundial em relação à necessidade da proteção e promoção dos direitos humanos em todos os países.
A intenção era que as pessoas sejam tratadas por valores universais que garantam o pleno desenvolvimento dos seus direitos, para que possam viver de maneira digna.
Nesses termos, apresenta-se como um importante marco da luta pela igualdade, a diminuição da desigualdade social, bem como um reconhecimento e defesa da dignidade humana.
É por isso que o feriado do Dia Nacional dos Direitos Humanos é muito relevante, servindo para anualmente assinalar sua importância.