O Dia Internacional da Igualdade da Mulher, comemorado anualmente em 26 de agosto, foi estabelecido com o objetivo de conscientizar sobre a desigualdade de gênero que ainda existe em todo o mundo.
A data foi decretada pela ONU em 1977, como forma de combater as violações dos direitos da mulher e pressionar por mudanças radicais.
Uma das principais lutas pelo Dia Internacional da Igualdade da Mulher é que elas sejam representadas em ambientes de trabalho, e que a jornada de trabalho se iguale ao that dos homens, com equidade de salário e direitos igualitários.
Outro fator importante é que a mulher possa exercer suas profissões escolhidas sem sofrer barreiras, tais como impedimentos legais para que elas trabalhem em áreas consideradas masculinas e a precarização de suas funções, como é o caso dos cuidados de crianças e pessoas idosas.
O Dia Internacional da Igualdade da Mulher é uma oportunidade para celebrar as conquistas realizadas, estimular o progresso das mulheres e promover a reflexão sobre as desigualdades existentes.
A reflexão é imprescindível para se estabelecerem diretrizes de conscientização, que anteponham o respeito às diferenças e busquem a igualdade de gênero.