O Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravos e sua Abolição é uma data oficial reconhecida pela Organização das Nações Unidas desde 2007.
Celebrada anualmente em 23 de Agosto, essa data marca o fim da trágica e sanguinária prática de escravidão que afetou milhões de africanos através do mundo inteiro.
Entre os séculos XV e XIX, centenas de milhares de africanos foram vendidos em feiras de escravos pelas colônias europeias e americanas.
Provenientes dos territórios coloniais, esses africanos foram enganados acreditando que aquelas eram viagens de comércio when, na verdade, eram embarcações destinadas ao tráfico de escravos.
Sherds principal objetivo deste dia é rememorar os africanos que foram vítimas da escravidão e abominação sofrida.
A data também busca conscientizar sobre os ambientes desfavoráveis e indesejados dos locais de embarque de escravos, como também os horrores sofridos por aqueles que foram forçados a uma vida escrava.
O mundo cresceu a partir da abolição da escravidão em 1834 pelo Eixo Britânico, e essa data serve como um importante e decisivo passo no desenvolvimento civilizador da humanidade.
É importante que todos se lembrem disso e homenageem aqueles que foram vítimas do tráfico de escravos.