O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é celebrado em 27 de Janeiro de cada ano.
Esta data é comemorada em homenagem às vítimas do Holocausto, o genocídio perpetrado pelo regime nazista no período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2005 através da Resolução 60/7 para que as pessoas se lembrassem operigoso massacre que afetou milhões de pessoas de diversas etnias, religiões e culturas.
Neste dia, diversas atividades são realizadas de modo a mostrar a importância de preservar a memória daqueles que foram vítimas desse crime inominável.
Já no ano de 2015, a ONU relembrou a importância desta data e solicitou aos Estados Membro que dedicassem o máximo possível de atenção e esforços na educação sobre o Holocausto com ênfase na promoção de espírito de resiliência e tolerencia entre as pessoas pertencentes a diversas etnias, religiões, e culturas.
De modo geral, as Nações Unidas discutem sobre a importância da memória do Holocausto e sobre a necessidade da aceitação mútua e convivência pacífica entre os diversos grupos sociais existentes em todo o mundo.