O Dia Internacional do Preservativo é dedicado a conscientizar os indivíduos sobre a importância da prevenção e controle da gravidez indesejada, das doenças sexualmente transmissíveis e do HIV/AIDS para garantir saúde sexual e reprodutiva para as pessoas em todo o mundo.
Uso de preservativos é uma forma eficaz de prevenir gravidezes indesejadas e contrair doenças sexualmente transmissíveis, pois é preciso reconhecer que essas doenças se transmitem principalmente através de relações sexuais, descuidadas ou desprotegidas.
Os preservativos também são um recurso vital para controlar a crescente epidemia de HIV/AIDS nos países em desenvolvimento.
Embora os preservativos sejam uma forma eficaz de prevenção, o seu uso geral ainda é reduzido em muitas regiões, devido à falta de conscientização, falta de acesso ou à desinformação.
Por isso, Dia Internacional do Preservativo busca promover e impulsionar o uso seguro e responsável dos preservativos para salvaguardar a saúde sexual e reproductiva da população.