Santa Joana Maria da Cruz é reverenciada no Brasil e em outros países como uma grande mulher que dedicou sua vida a ajudar os pobres e a fazer grandes obras.
No Dia de Santa Joana Maria da Cruz, são realizadas diversas homenagens a essa santa, que é recordada como um grande exemplo de misericórdia e amor.
Normalmente, as celebrações para o Dia de Santa Joana Maria da Cruz envolvem missas em louvor à santa, acendendo velas em seu nome e ofertando orações ao longo da noite.
Em muitas partes da cultura popular, é costume a realização de festas de rua, como parte das comemorações de Santa Joana Maria da Cruz.
Outras celebrações incluem simpatias, cantos espirituais e o uso de desenhos e imagens da santa em sacolas, embalagens e tecidos.
O Dia de Santa Joana Maria da Cruz é um feriado religioso em alguns países da América Latina, como o Brasil e a Bolívia - onde essa santa também recebe o título de segunda santa patrona do país.
É também considerada padroeira de diversas casas de caridade no mundo, como a Casa de Caridade de São Francisco de Assis, no Rio de Janeiro.
Assim, é uma data marcante e especial para muitos devotos da santa, mas também deveria ser comemorada por todas e todos que apostam na justiça e na dignidade humana, não importa qual seja sua crença.