O Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo é celebrado anualmente no dia 1 de agosto, para alertar a sociedade brasileira sobre a doença que acomete cerca de um milhão de brasileiros, aproximadamente.
O vitiligo é uma doença autoimune crônica na qual ocorre a destruição das células responsáveis pela pigmentação da pele, que é progressiva e sua causa ainda não é totalmente conhecida.
Os sintomas são caracterizados por manchas claras que evidenciam a descoloração da pele e, apesar de não ser contagioso, torna-se motivo de discriminação e exclusão social.
É necessário que todos estejam mais conscientes de que trata-se de uma doença autoimune de cura inexistente.
O tratamento mais comum, baseado na aplicação de fototerapia em conjunto com medicamentos orais ou tópicos, possui respostas variadas.
O Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo é o momento ideal para conscientizarmos sobre a doença e aproximar portadores de risco de benefícios, condições de vida e tratamento adequado.
Além disso, conhecer a doença é crucial para identificar métodos de prevenção - que ainda muitas vezes é desconhecida - e incentivar a pesquisa para melhor qualidade de vida aos portadores.
Um dos maiores avanços para aqueles que convivem com o vitiligo foi a aprovação da Lei Federal 13.812, de julho de 2019, que obriga o SUS a oferecer tratamentos de longo prazo para a doença e a garantia de acesso à assistência psicológica.
Portanto, o Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo veio para conscientizar sobre a doença e sensibilizar a sociedade para enfrentar a desigualdade social.