O Dia Nacional da Conservação do Solo (15 de abril) é um importante lembrete para nós de que a erosão do solo acelera ao longo do tempo, prejudicando a qualidade do solo para as atuais e futuras gerações.
A conscientização da conservação do solo é crítica, pois muitos solos já foram devastados pela erosão, tornando-os quase inférteis e, sem isso, muitos alimentos e plantas para fins medicinais não poderiam ser cultivadas.
A conservação do solo é essencial para evitar a erosão dos solos, melhorar o aproveitamento de águas de chuva e promover a qualidade das águas superficiais.
Um dos principais objetivos da conscientização e conservação do solo é minimizar a erosão do solo e reduzir danos diretos aos solos, através da realização de práticas conservacionistas como a conservação de solo, a infiltração, a adubação verde, o controle de contaminação do solo, o controle de erosão, etc.
Outro objetivo é educar e informar as pessoas sobre a importância da conservação do solo, estimulando atividades e estilos de vida que protejam os solos, como plantar árvores, usar energias renováveis, usar tecnologias limpas para fins agrícolas e fertilizantes naturais.
Portanto, o Dia Nacional de Conservação do Solo é uma oportunidade de refletir sobre como a conservação dos solos e a boa gestão pode ajudar a preservar e melhorar nossos meios de subsistência.